Existem várias maneiras de redirecionar usuários e mecanismos de pesquisa de uma URL para outra. Os redirecionamentos 301, em particular, informam aos navegadores que uma página foi movida permanentemente. Isso significa que o URL antigo não está mais em serviço e que o navegador pode enviar os usuários para o novo local da página. Essa configuração pode ser útil em várias situações, como alterar domínios, estruturas de sites ou apenas mover páginas específicas. Mas como os redirecionamentos 301 afetam o SEO? Temos respostas para essa pergunta, bem como alguns métodos alternativos abaixo. Vamos lá!
O que é um redirecionamento 301?
Às vezes, você (tentará) visitar um URL específico e terminará em uma página totalmente diferente. Isso não é porque seu navegador está com defeito, mas porque você está executando redirecionamentos HTTP. Um redirecionamento é um protocolo que informa ao seu navegador que ele deve procurar em outro lugar o conteúdo de que você precisa e, em seguida, o envia para esse novo destino.
Redirecionamentos são muito comuns na internet. Todo mundo já foi, em algum momento, levado de um lugar para outro através de um. Existem vários motivos pelos quais você pode precisar usar redirecionamentos em seu site. Alguns exemplos incluem:
- Alterando domínios. Quando os usuários visitam o domínio antigo, um redirecionamento 301 pode enviá-los diretamente para seu novo site.
- Mover uma página para um novo local. Se você alterar o URL de uma página, poderá ter usuários que adicionaram o endereço antigo aos favoritos. Um redirecionamento 301 pode impedir que esses leitores encontrem um erro 404 .
- Excluindo uma página. O uso de redirecionamentos 301 pode ajudar a direcionar os usuários para outras partes úteis do seu site após a exclusão de páginas. Dessa forma, os leitores não encontrarão uma página em branco ou 404. Você também pode ter deletado a página e precisa redirecionar alguém para sua substituição.
A parte “301” do redirecionamento é um código específico que informa aos navegadores e mecanismos de pesquisa por que você está direcionando os visitantes para um novo URL. Os redirecionamentos 301 são considerados redirecionamentos permanentes (também existem redirecionamentos temporários, sob o código 302 ). Ser um redirecionamento permanente significa que a URL antiga não funcionará ou hospedará mais nada. Que todos deveriam esquecê-lo.
Para os usuários, ter um redirecionamento 301 dá a eles a chance de excluir ou atualizar seus favoritos e links existentes para esse URL. Além disso, os redirecionamentos 301 também são incrivelmente importantes do ponto de vista de SEO.
Os mecanismos de pesquisa consideram seu domínio e URLs em suas classificações. Ao mover uma página, você está basicamente dizendo aos mecanismos de pesquisa: “Quero que você esqueça esse URL e repasse sua classificação para este novo endereço”.
Implementar redirecionamentos 301 no WordPress é relativamente simples. No entanto, antes de começar a ajustar o arquivo .htaccess do seu site , você precisa entender como esses redirecionamentos podem afetar o SEO.
Os redirecionamentos 301 impactam o SEO?
Se você procurar informações on-line sobre redirecionamentos 301 (o que você já está fazendo), provavelmente encontrará muita controvérsia em torno do impacto deles no SEO. Isso porque até alguns anos atrás, implementar redirecionamentos 301 poderia fazer com que você perdesse uma parte significativa do ranking de uma página.
Para ser claro, os detalhes específicos de todos os diferentes algoritmos de mecanismos de pesquisa não são públicos. Google nunca vai derramar suas entranhas sobre isso. No entanto, conhecemos muitos dos sinais de classificação do mecanismo de pesquisa. Podemos ver como as páginas, postagens e sites mudam nas classificações ao longo do tempo.
Por exemplo, o Google classifica as páginas usando um algoritmo chamado PageRank . Até 2016, você poderia facilmente verificar a pontuação do PageRank de qualquer página com qualquer número de ferramentas online, algumas das quais ainda estão por aí. (Mas eles não funcionam mais.)
As pontuações do PageRank desempenham um papel significativo na controvérsia de SEO dos redirecionamentos 301. Você pode facilmente verificar os dados do PageRank para qualquer página. Portanto, não demorou muito para que as pessoas notassem uma correlação direta entre redirecionamentos 301 e pontuações decrescentes.
Por um tempo, foi geralmente aceito que a implementação de redirecionamentos 301 poderia diluir sua pontuação no PageRank em até 15 por cento! Por causa disso, os sites veriam isso traduzido em uma queda nas classificações dos mecanismos de pesquisa. O problema só aumentou com os redirecionamentos em cadeia, com cada URL dentro da cadeia prejudicando ainda mais a pontuação do PageRank.
A correlação exata entre PageRank e rankings ainda não é de conhecimento público. No entanto, o debate cresceu a ponto de o Google atualizar seu algoritmo para que os redirecionamentos 301 não impactassem negativamente as pontuações do PageRank.
Embora você não possa mais visualizar as pontuações do PageRank, a posição oficial do Google confirma que os redirecionamentos 301 não afetam o SEO. No entanto, você precisará configurá-los corretamente.
Como usar redirecionamentos 301 para impulsionar o SEO
Os redirecionamentos 301 não afetam mais negativamente o SEO. O que no mundo do SEO significa que, desde que não haja um negativo direto, há um positivo em algum lugar. Acontece que você pode realmente usar 301s para melhorar a classificação do seu site. A seguir estão algumas das dicas mais comuns para usar redirecionamentos 301 para impulsionar o SEO do seu site.
Consolidar postagens de baixo desempenho
À medida que seu blog cresce, você provavelmente notará que algumas postagens têm um desempenho melhor do que outras. Eles trazem mais tráfego, obtêm melhores classificações e valem seu peso em ouro. No entanto, muitas postagens atraem apenas tráfego modesto. Isso pode ser devido à má otimização do seu lado ou apenas a falta de interesse do leitor.
Você pode simplesmente deixar esses posts medíocres e encerrar o dia. Mas por que você faria? A melhor alternativa é combinar vários posts. Se eles tiverem o mesmo assunto, combine-os em um único artigo longo que possa superar qualquer coisa de seus concorrentes. Em poucas palavras, você está usando o método Skyscraper e combinando-o com redirecionamentos 301. Pense nisso como adicionar alguns novos andares a um edifício já ótimo.
Depois de ter um post consolidado, sua melhor aposta é mudar o tráfego dos artigos originais para o novo. É aí que entram os redirecionamentos 301. Ao implementá-los, você pode combinar o tráfego de cada postagem original e direcioná-lo para o conteúdo novo e aprimorado. Anteriormente, os proprietários de sites precisavam entrar em contato com lugares que forneciam backlinks e pedir uma atualização. Quando os redirecionamentos 301 se tornaram utilizáveis dessa forma, a qualidade de vida dos profissionais de SEO ficou muito melhor.
A consolidação de conteúdo pode ser uma poderosa jogada de SEO se você tiver uma extensa biblioteca de postagens. À medida que esse catálogo cresce, você é obrigado a publicar artigos sobre tópicos que se sobrepõem. O uso de redirecionamentos 301 pode ajudá-lo a maximizar o potencial desse conteúdo. Também evita problemas com conteúdo duplicado e canibalização de palavras-chave.
Redirecionar páginas 404 para conteúdo relacionado
Se você precisar excluir páginas ou postagens no WordPress, é importante considerar o que acontece com o tráfego deles. A simples remoção dessas páginas significa que os usuários encontrarão erros 404 se tentarem visitá-las. Eles não podem ser encontrados porque eles não existem.
Às vezes, é melhor simplesmente excluir uma página e deixá-la ir. Nesse caso, você pode usar um cabeçalho 410 que informa aos navegadores e mecanismos de pesquisa: “Esta página desapareceu e não vai voltar”.
Uma alternativa é redirecionar as páginas 404 para outro URL. Esse método é especialmente útil se você tiver conteúdo relevante do qual o leitor possa se beneficiar. Digamos, por exemplo, que você tenha uma página dedicada a mostrar a localização da sua empresa. Se você excluí-lo e incluir essas informações em uma página “Sobre nós” ou “Fale conosco”, um redirecionamento 301 o ajudará a transmitir autoridade de domínio ou PageRank. Ele preencherá a mesma intenção de pesquisa que o usuário tinha para a página original.
O que não fazer
É uma má ideia, no entanto, redirecionar um 404 para um artigo não relacionado. O Google e outros mecanismos de busca desprezam isso e não vão passar link juice de um artigo sobre tempero de hambúrguer para um artigo sobre RPG de mesa. Eles não estão relacionados. Os motores de busca podem ver isso como um jogo do sistema e podem penalizá-lo por isso.
Vimos ao longo do tempo que os redirecionamentos 301 não passam todo o PageRank de uma página para outra, mas também não tiram nenhuma autoridade. Desde que as páginas estejam relacionadas, usar um redirecionamento 301 é melhor do que exibir um erro 404. E se você realmente quiser evitar um 404, você pode usar um 301 para redirecionar de volta para sua página inicial. Se sua página inicial não estiver relacionada ao artigo, uma auditoria mais detalhada do site deve ser realizada.
Use redirecionamentos 301 para alterar a estrutura de links permanentes do WordPress
Ao configurar um novo site WordPress, você precisará decidir sobre uma estrutura de links permanentes . A opção escolhida pode fazer com que os URLs pareçam mais acessíveis e amigáveis para SEO.
Se você decidir alterar a estrutura do permalink depois que seu site estiver ativo por um tempo, talvez seja necessário implementar redirecionamentos 301. Isso porque os mecanismos de pesquisa já rastrearam e classificaram seu conteúdo. Mudar de repente a estrutura do permalink é como mover todas as suas postagens para diferentes URLs.
Essa mudança repentina pode afetar os rankings da página. O uso de redirecionamentos 301 nesse cenário ajudará você a evitar a perda de classificações. No entanto, a jogada inteligente é escolher uma ótima estrutura de permalink desde o início e ficar com ela. Esse tipo de campanha de redirecionamento pode levar muito tempo, requer muito tempo e energia para garantir que a transição ocorra sem problemas e pode potencialmente diminuir seus rankings por causa do problema do suco de link não transmitido.
Outros redirecionamentos afetam o SEO?
301 não é o único tipo de código de redirecionamento que você pode usar. Outros redirecionamentos HTTP fornecem aos navegadores e mecanismos de pesquisa diferentes tipos de sinais. Cada um deles tem seus próprios usos para melhorar o SEO do seu site.
- 302 Redirecionamento “Encontrado”. Esse tipo de redirecionamento informa aos mecanismos de pesquisa que a página foi movida temporariamente. Isso significa que o Google não tratará o novo URL como “canônico” , pois é apenas temporário.
- 307 Redirecionamento “Movido Temporariamente”. Este é outro tipo de redirecionamento temporário . Oferece algumas melhorias técnicas em relação à opção 302.
- 308 Redirecionamento “Permanente”. Assim como nos redirecionamentos 307, o status 308 oferece algumas melhorias técnicas em relação aos redirecionamentos 301. No entanto, 301 é o padrão para redirecionamentos permanentes.
Do ponto de vista de SEO, redirecionamentos temporários podem passar algum link juice. No entanto, eles também informam aos mecanismos de pesquisa que o novo URL não é canônico. Na prática, você pode usar redirecionamentos temporários para fins de teste. Ainda assim, eles não passarão a mesma quantidade de link juice (se houver) que um 301 faz. Ser informado de que o redirecionamento é temporário também impede que o mecanismo de pesquisa indexe a página de destino, mas manterá a URL principal como a que aparece nos resultados.
Os redirecionamentos temporários também são mais fáceis de configurar. Você pode implementá-los rapidamente usando JavaScript ou metatags. Os redirecionamentos 301, por outro lado, exigem que você use plugins de redirecionamento do WordPress ou modifique arquivos principais como .htaccess que nem todos se sentem à vontade para fazer.
Conclusão
O uso de redirecionamentos 301 para otimizar seu site não deve afetar negativamente seu SEO. Por outro lado, eles podem ajudá-lo a consolidar conteúdo, mover domínios sem problemas e atualizar sua estrutura de links permanentes do WordPress. Eles também dizem aos mecanismos de pesquisa para passar autoridade e PageRank de um URL para outro, o que significa que seus rankings não devem sofrer.
Redirecionamentos temporários não transmitem tanto link juice. Eles podem ser úteis para fins de teste, no entanto. No entanto, se você planeja mover uma página ou postagem permanentemente, precisará implementar redirecionamentos 301 .
Você tem alguma dúvida sobre como os redirecionamentos 301 funcionam com SEO? Vamos falar sobre eles na seção de comentários abaixo!
Imagem em destaque via Tomas Knopp / shutterstock.com
0 comentários